25.5.06

Team Lagos com Carlos Sousa

Tal como o Já chegámos? tinha anunciado:
O Team Lagos de todo-o-terreno, que vai ter Carlos Sousa como piloto ao volante do Volkswagen Touareg, constitui um projecto para dois anos, abrangendo o período em que o Lisboa-Dakar arranca da capital portuguesa.
O projecto foi apresentado hoje pelo empresário João Lagos, no Terródromo de Arraiolos, onde Carlos Sousa, sétimo classificado do Rali Dakar2006, se estreou a pilotar o novo carro.
Segundo João Lagos, já ligado à organização de muitos eventos desportivos, a ligação com a Volkswagem implica a formação de uma equipa paralela à equipa oficial, com a mesma estrutura técnica e as mesmas condições de material.
O empresário explicou que se optou pela formação de uma equipa paralela para dar prioridade aos patrocinadores que o Carlos Sousa já tem há longo tempo e adiantou que a TMN foi uma das entidades que já firmou contrato com o Team Lagos. O projecto prevê, para os dois anos, um investimento de 6 milhões de euros.
Carlos Sousa vai estrear-se na próxima semana no rali de Marrocos com o navegador alemão Andreas Schulz, mas há hipótese de passar, mais tarde, a contar com um navegador português.
Segundo João Lagos, a Volkswagem foi convencida a aceitar o projecto devido "à grande categoria do Carlos Sousa, que era sempre um potencial candidato a piloto oficial", e o facto de o Dacar arrancar de Lisboa durante três anos "também motivou muito as outras entidades, inclusive o Governo", que teve uma acção de "sensibilizar" a marca alemã.
A marca alemã tem em Portugal a Autoeuropa, o maior investimento estrangeiro no país. Depois do rali de Marrocos, Carlos Sousa irá disputar a Baja Aragon, na Espanha, o rali do Dubai e, provavelmente, a Baja de Portalegre.
Segundo Carlos Sousa, a presença na Baja de Portalegre depende da possibilidade de contar com um segundo carro, uma vez que existe somente uma semana de intervalo em relação à prova no Dubai e há problemas logísticos de transporte da viatura.
Carlos Sousa considerou muito importante participar na prova do Médio Oriente, porque se disputa durante uma semana, com muita areia e é um óptimo teste para o Dacar, prova para a qual uma boa preparação implica fazer muitos quilómetros. A partir de Setembro, Carlos Sousa irá fazer dois testes, um dos quais na Tunísia.
"Tenho o que um piloto mais ambiciona, principalmente com os anos e os títulos que tenho neste modalidade. É um calendário confortável para dois anos, pois permite acabar no que se passou nos últimos dois anos, em que praticamente só fizemos o Dakar", disse Carlos Sousa, segundo o qual os testes previstos lhe vão permitir estar ao nível dos melhores pilotos do Mundo.
O piloto português, de 40 anos, iniciou a carreira no todo-o-terreno em 1989, foi quatro vezes campeão nacional da especialidade e em 2003 ganhou a Taça do Mundo e a Taça FIA de Pilotos de Baja (Taça da Europa).
Além desta ligação ao todo-o-terreno, o empresário João Lagos é o organizador do Estoril Open, o torneio de ténis português que pontua para os circuitos mundiais masculino e feminino, e da Volta a Portugal em bicicleta.

Fonte: O Jogo

Sem comentários: