29.8.06

DECO chumba 30 centros de inspecção automóvel

A DECO testou a eficácia de 30 Centros de Inspecção Técnica de Veículos (CITV) entre Março e Maio deste ano e verificou que há falta de rigor e que os inspectores apostam no facilitismo. Todos eles chumbaram no teste, levando o instituto de defesa do consumidor a apresentar esta terça-feira as suas reivindicações.
A DECO quer mais formação para os inspectores e responsáveis dos CITV, mas, para o trabalho ser melhor, a instituição reivindica também condições para um seguimento atento e rigoroso do serviço.
As exigências continuam e passam pela revisão da calendarizarão das inspecções e a possibilidade de fazer reinspecções em qualquer centro e não necessariamente no CITV que chumbou o veículo.
Por fim, a DECO alerta para a necessidade de «consciencialização dos condutores», pelo que também pede maior fiscalização nas estradas.
O organismo garante que «há uma violação da lei, bem como a existência clara de interesses subjacentes».
Entre Março e Maio deste ano a DECO levou 30 carros ligeiros à devida inspecção periódica em 30 centros de todo o país. Os veículos tinham todos deficiências quer de tipo 1 quer de tipo 2, que poderiam levar à notificação da anormalidade e à reprovação. Mas, não houve um único centro a detectar todas as falhas e nove não detectaram qualquer falha.
Razões que levaram a DECO a chumbar os 30 centros envolvidos no estudo e a considerar a situação «inadmissível», afirmou o responsável pelo departamento técnico que realizou a investigação, Vítor Machado.
A instituição pediu a colaboração da Direcção Geral de Viação (DGV) para realizar o estudo mas, segundo a responsável pelas relações institucionais da instituição, diz Rita Rodrigues, «a DGV não mostrou disponibilidade».
As reivindicações foram já entregues à DGV, ao Ministério da Administração Interna e ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Fonte: Diário Digital

3 comentários:

Domingos Patena disse...

Subscrevo inteiramente as conclusões do estudo da DECO. Os nossos CITV são uma vergonha. Uma inspecção nunca demora masi que 7/8 minutos. Não são avaliados todos os pontos dos carros. Nunca vi em nenhum lado verificarem o estado dos pneus, por exemplo.

RCataluna disse...

Domingos:

Completamete de acordo! Este estudo da Deco só peca por tardio!

Abraço e bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

ainda pior que isso foi o que eu apreciei num centro de inspecçoes em famoes os mecanicos passam todos os charutos,e depois chumbam quem nao for conhecido.pais triste o nosso .no centro frente ao moinhos de gizo