18.9.06

Autoclassico e Top Car levam paixão automóvel à Exponor

Os automóveis do passado têm vindo ao longo dos últimos anos a conquistar um grande número de adeptos, entre coleccionadores, apaixonados ou simples curiosos por décadas de história automóvel que nos faz muitas vezes sonhar...
É por estes e outros motivos que entre os próximos dias 29 de Setembro a 1 de Outubro se realiza a quarta edição do AutoClássico Porto 2006, transformando o recinto da Exponor num espaço revivalista mas também de emoções e imensa animação para os visitantes de um certame que já se tornou numa referencia não só a nível nacional mas também Ibérico, demonstrativo de um grande entusiasmo em torno dos clássicos.
Entre os aliciantes desta 4ª edição do Autoclassico, organizada conjuntamente pela empresa galega Eventos del Motor e a Exponor, a apresentação mundial do primeiro automóvel desportivo coupé desenhado e fabricado em Portugal, a homenagem à faceta de piloto do cineasta Manoel de Oliveira com a presença do próprio e do Ford V8 com que o cineasta Português participou na corrida de Gávea em 1938, para além das emoções proporcionadas pelas provas de perseguição e exibições com a realização do Motorshow.
Em estreia Mundial, o Auto Museu da Maia revela um concept car à escala natural que será o primeiro Automóvel Desportivo Coupe Português, a ser construído no Centro de Engenharia - CEIIA a partir dos desenhos que o Auto Museu da Maia desenvolveu, inspirado nos pormenores dos mais belos e míticos Automóveis Desportivos dos anos 60 e 70.
Este Concep Car de grande performance foi desenvolvido a pensar na 2ª fase que terá a sua produção em número de 10 ou 20 unidades, desde que conseguidas as parcerias estratégicas necessárias, podendo o mesmo ser construído em Portugal através da empresa criada para o desenvolvimento do projecto, e detida pelo Auto Museu da Maia. O objectivo é de facto apresentar um Desportivo Coupe de motor frontal, de proporções generosas e com linhas clássicas, e a sua apresentação aos órgãos de Comunicação Social será na Feira AutoClássico no dia 29 pelas 10 horas.
A pista do MotorShow (pavilhões 4 e 5) contará com actividade constante durante os três dias em que estará aberto o AutoClássico. Além dos troféus previstos, terão lugar permanentemente exibições e corridas de perseguição sobre a deslizante pista do pavilhão quatro. Cerca de uma centena de pilotos já se inscreveu nas diversas provas que terão lugar no MotorShow, acolhendo também a realização do Troféu Auto Museu da Maia Anos 30/40, que permitirá ver em acção autenticas jóias do automobilismo de competição fabricados nos anos 30 e 40.
O IV Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época completar-se-á com um amplo programa de actividades paralelas, que se desenrolarão ao longo dos três dias em que permanecerá aberto o monográfico e que têm como finalidade facilitar a participação activa dos aficionados neste grande encontro do motor. Destaque para o Dia do particular, o IV Rallye Outono Autoclassico Porto 2006, I Troféu Feminino Autoclassico Porto 2006, IV Troféu de Perícias, IV Grande Prémio de Slot, Troféu Auto Museu da Maia anos 20/40, III Encontro de Pilotos de todos os tempos e o I Troféu Piloto Motorshow. São 42.000 metros quadrados de superfície e mais de 240 expositores.
Associado ao Autoclassico 2006, realiza-se a primeira edição do Salão do Veículo Usado de Gama Alta (TopCar) a ter lugar no pavilhão 6 da Exponor entre os dias 29 de Setembro a 1 de Outubro.
Com o duplo objectivo de mostrar ao grande público o mais selecto do mercado de segunda mão em automóveis da classe Premium e de dinamizar o mercado deste segmento, o TopCar Porto ocupará uma superfície de exposição de 6.000 metros quadrados, espaço em que se reunirão mais de 200 automóveis que terão como denominador comum a exclusividade do seu desenho, a excelência das suas prestações técnicas (com mais de 225 cv para os motores de gasolina e 200 cv para os diesel) e todas as garantias.
A oferta automobilística presente neste evento será composta por automóveis "quilómetro zero", seminovos, de demonstração, de frotas, e de ocasião, e por exemplares de marcas tão prestigiadas como Ferrari, Aston Martin, Bentley, Mercedes, BMW, Porsche, Lamborghini, Maserati, etc. Presença assegurada de automóveis tão exclusivos como um Porsche 911 GT3 ou distintos modelos da mítica Ferrari até modelos mais acessíveis como um BMW 530 ou um Mercedes Classe E. Mas o grande destaque irá para a presença de um espectacular Mercedes SLR MacLaren um super-desportivo da última geração valorizado em meio milhão de euros.
Estes dois eventos são organizados conjuntamente por Eventos del Motor e pela Exponor.
Fonte: Autoportal

4 comentários:

Domingos Patena disse...

Eu vou lá estar.

RCataluna disse...

Gostava de ir...

Domingos Patena disse...

4 horitas de carro e estás cá em cima.

RCataluna disse...

Domingos:

O problema é a falta de tempo! Vontade não me falta...

Abraço!