19.10.06

Carros mais baratos em 2007

A reforma do Imposto Automóvel (IA) vai entrar em vigor em Julho de 2007. A partir dessa data, o preço de compra dos carros vai descer. Com as mudanças, o Estado vai perder 90 milhões de euros em receitas.
As novas regras alteram a filosofia do Imposto Automóvel. Até agora, a taxa tem sido paga na totalidade no acto de compra dos veículos novos. A partir de Julho, parte do imposto é paga no acto da compra, o restante será pago ao longo dos anos como uma nova taxa de circulação. Para não penalizar quem comprou automóvel antes desta alteração, os carros já existentes vão ter direito a isenções da nova taxa anual. No total, o valor do imposto não deve mudar, mas o preço de compra dos carros vai descer. As novidades passam também pelo peso da componente ambiental no Imposto Automóvel que, no próximo ano, poderá atingir os 30 por cento do valor da taxa. A ideia é beneficiar os veículos menos poluentes e punir os que mais prejudicam o ambiente. De acordo com o Orçamento, no próximo ano o Estado vai receber menos 90 milhões de euros de Imposto Automóvel. Ainda assim, a perda vai ser recuperada com o passar do tempo, à medida que forem crescendo as receitas do novo imposto de circulação.
ACAP considera reforma “positiva”
Contactada pelo jornal Público, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) considera que a reforma do Governo é, em geral, “positiva”. “Há muitos anos que pedimos a harmonização da carga fiscal com outros países europeus”, explicou ao jornal o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro. Ainda assim, a ACAP diz que é preciso esperar pelos valores das taxas que deverão ser apresentados pelo Governo até ao final do ano. Portugal é um dos países onde os automóveis são mais taxados. Um terço do preço de compra vai para os cofres do Estado.
Fonte: SIC

Sem comentários: