30.9.07

Britânico da McLaren vence GP do Japão de F1 e fica mais perto do título

Foto: El Mundo
Lewis Hamilton venceu a corrida mais conturbada e também uma das mais emocionantes do mundial de Fórmula 1 deste ano. O britânico conseguiu superar as enormes dificuldades causadas pela chuva intensa no circuito de Fuji. Fernando Alonso teve menos sorte. O piloto espanhol acabaria por desistir, resultado de um violento despiste.

O cenário à partida apontava para uma corrida maçadora. Com o safety-car à frente e a pista completamente alagada os carros seguiam em ritmo lento e, mesmo assim, arriscado.

Pouco depois o regresso da Fórmula 1 ao circuito Fuji transformava-se na mais emocionante corrida da temporada e também na mais surpreendente. Hamilton parecia abençoado pela chuva.

O inglês que também teve a sorte do seu lado, conseguiu resistir a toques e saídas de pista e geriu o andamento. Atrás dele dois filandeses discutiram de forma acesa pelo segundo lugar. O jovem Heikki Kovaleinnen conseguiu segurar Kimmi Raikkonen. Foi preciso um dilúviu para a Renault ser mais forte que a Ferrari. Os italianos bem se podem queixar de ter falhado a escolha de pneus

A última volta do outro carro encarnado também fica para a história. Felipe Massa e Robert Kubica discutiram o sexto posto bem para lá dos limites do traçado nipónico, com o BMW a terminar atrás do Ferrari. Uma luta que fez lebrar a Fórmula 1 de outros tempos.

Quem não se divertiu foi Fernando Alonso, que depois de vários contratempos, acabou com uma saída forte na curva 6. Acabavam também todas as esperanças de pontuar.

Depois da corrida no Japão Hamilton soma 107 pontos enquanto Alonso se mantém nos 95.

Entre as várias situações de corrida destaque ainda para o toque de Sebastien Vettel em Mark Webber. O deslize do estreante a comprometer aquele que podia ter sido um excelente resultado para a Red Bull e para a Toro Rosso.

O próximo Grande Prémio tem lugar na China, no próximo fim-de-semana.
Fonte: SIC

Sem comentários: