16.3.08

GP Austrália - Hamilton entra a vencer, em prova desastrosa para a Ferrari

Foto: El Mundo

O britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, marcada por vários acidentes, que obrigaram a três entradas do "safety car" na pista de Albert Park.

A primeira prova do Mundial 2008, disputada sob forte calor, ficou marcada por muitas desistências, entre as quais a do campeão em título, Kimi Raikkonen (Ferrari).

Depois de ter partido do 15º lugar da grelha, o piloto finlandês ainda esteve na luta pelos lugares da frente, mas vários problemas mecânicos obrigaram-no a desistir a três voltas do final.

No entanto, Raikkonen acabou por arrecadar um ponto depois de a organização ter penalizado o brasileiro Rubens Barrichello, que conclui na sexta posição, por uma entrada irregular em pista.

"Fico muito triste por não ter terminado a corrida, mas um ponto é melhor que nada. Tive um problema no motor", referiu o campeão do Mundo no final da prova.

Apesar do ponto conquistado por Raikkonen, a prova australiana ficará para a história como o pior início de época da escuderia italiana desde 1982, já que o brasileiro Felipe Massa desistiu.

Partindo da "pole position", o piloto britânico conclui as 58 voltas ao circuito em 1.34.50,6 horas, com 5,1 segundos de vantagem sobre Nick Heidfeld (BMW Sauber) e 8,1 em relação a Nico Roseberg (Williams), segundo e terceiro da geral, respectivamente.

"Foi um início de temporada fantástico. Controlei a corrida desde o início e consegui impor um bom ritmo", referiu Hamilton no final da prova, que considerou "a melhor carreira".

"As três entradas do 'safety car' nunca me deixaram relaxar e toda a situação me fez lembrar a prova do ano passado no Canadá, na qual consegui a minha primeira vitória", afirmou Hamilton.

Na quarta posição terminou o espanhol Fernando Alonso, que esta época voltou à Renault, depois de uma luta cerrada na parte final com Heikki Kovalainen, companheiro de equipa de Hamilton, que conclui no quinto lugar.

O francês Sebastien Bourdais (Toro Rosso), que chegou este ano à categoria rainha do automobilismo depois de quatro títulos em Champ Car, estreou-se com um sétimo lugar, atrás de Kazuki Nakajima (Williams) e de Heikki Kovalainen (McLaren), quinto e sexto classificados, respectivamente.

A próxima prova do Mundial de F

órmula 1 disputa-se a 23 de Março, em Sepang, na Malásia.

(Classificações disponíveis em www.formula1.com)

Fonte: LUSA

1 comentário:

jocasipe disse...

A mais louca corrida dos últimos anos! Espectáculo!