27.4.09

Button conquista a terceira vitória da temporada

Foto: El Mundo
Com uma estratégia perfeita e um início de corrida ao ataque, Jenson Button (Brawn GP) venceu o Grande Prémio do Bahrain e celebrou a terceira vitória do ano. Button teve no Campeão do Mundo Lewis Hamilton um auxiliar importante: o piloto da Mclaren fez um arranque muito bom, ultrapassando Button e Vettel (Red Bull) e colocando-se temporariamente no 3º lugar.
Jenson Button aproveitou a confusão colocou-se à frente de Vettel, para depois ultrapassar Hamilton na terceira volta da corrida, após um erro do Campeão do Mundo. Button pressionava agora os dois primeiros, Timo Glock e Jarno Trulli (Toyota) e, com uma estratégia de corrida mais longa do que os rivais, conseguiu passar para o comando da corrida a partir da primeira série de pit-stops para troca de pneus e reabastecimentos.

Até ao final da prova, Button teve apenas que controlar o andamento e não cometer nenhum erro, numa corrida com poucos incidentes e apenas uma desistência, Kazuki Nakajima (Williams) - em contraste com a confusão das duas últimas provas, dominadas pela chuva.
A corrida do Bahrain demonstrou a recuperação do andamento das equipas da frente, com o quarto lugar de Lewis Hamilton e o sexto de Kimi Raikonnen, que marcou os primeiros pontos da temporada para a Ferrari. Felipe Massa continua a ter um campeonato para esquecer, com as suas hipóteses em obter um bom resultado a ficarem comprometidas desde início, depois de um toque na primeira volta da corrida. O piloto brasileiro terminou num distante 14º lugar, com um volta de atraso para Jenson Button. O companheiro de equipa de Lewis Hamilton na Mclaren, Heikki Kovalainen, também teve um início desastroso, e terminou apenas na 12ª posição final.
A Bmw-Sauber esteve igualmente afastada dos lugares da frente ao longo de todo o fim-de-semana, o que acabou por se reflectir na classificação final com ambos os pilotos a terminarem nas últimas posições. Robert Kubica e Nick Heidfeld terminaram respectivamente na 18ª e 19ª posições.
Na classificação geral, Jenson Button (Brawn GP) lidera agora o campeonato com 31 pontos, mais 12 do que o companheiro de equipa, Rubens Barrichello (Brawn GP), e mais 13 do que o terceiro classificado, Sebastien Vettel (Red Bull).
A Brawn Gp aumentou a diferença no mundial de Construtores e tem agora 50 pontos contra os 27.5 da Red Bull e os 26.5 da Toyota.

A Fórmula 1 regressa à Europa a partir de 8 de Maio, com a realização do Grande Prémio da Catalunha.

Fonte: Turbo

Sem comentários: